Urmila Devi Dasi, nascida Edith E. Best, é natural cidade de Nova Iorque. Nascida em 1955, com a idade de apenas dezoito anos, juntou-se à Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (ISKCON), em Chicago, e tornou-se discípula iniciada de A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, o fundador do Movimento Hare Krishna e da editora BBT.

Desde sua filiação ao Movimento Hare Krishna, atuou na esfera da educação. Em 1982, em Detroit, fundou uma escola de ensino fundamental centrada nos valores do bhakti-yoga, onde atuou como diretora por oito anos. Fundou outra escola de ensino fundamental e ensino médio no estado norte-americano da Carolina do Norte, em 1990, na qual foi diretora por dez anos. Urmila compilou um guia para a educação dentro do Movimento Hare Krishna e foi encarregada de escrever e coordenar o desenvolvimento de um currículo acadêmico com valores espirituais para estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Por oito anos, foi colunista educacional da revista Volta ao Supremo, da qual é atualmente editora associada. Em 2008, Urmila escreveu um ensaio com base na clássica escritura Sri Ishopanishad acerca da filosofia da educação, o qual norteou a escola primária Krishna Avanti, em Harrow, Inglaterra, a primeira escola hinduísta fundada pelo estado na Grã-Bretanha.

Urmila possui mestrado em Administração Escolar e doutorado em Educação na área de concentração de Liderança Educacional, ambos conferidos pela Universidade da Carolina do Norte, Chapel Hill. Urmila foi a primeira em seu departamento a, com apenas a titulação de graduada, obter simultaneamente os títulos de mestre e doutora.

No âmbito literário, é autora das obras Essence Seekers: A Question Beyond the Forest of Enjoyment e The Great Mantra for Mystic Meditation (publicado em português com o título A Perfeição do Cantar), onde se vale de toda sua experiência didática para apresentar ao público leigo a sabedoria do yoga da devoção.