Stephen Knapp é um dos autores mais prolíficos da atualidade na temática de religião e cultura da Índia, com quase 40 livros já publicados, e novos em produção.

Stephen Knapp foi criado em uma família cristã e estudou seriamente a Bíblia durante sua infância e pré-adolescência de modo a compreender seus ensinamentos. Durante sua juventude, entretanto, buscou respostas a questões não facilmente explicáveis dentro da teologia cristã. Ele, então, deu início a uma busca pelo conhecimento de outras religiões e filosofias de variadas partes do mundo, e de fato começou a encontrar respostas aos assuntos que o inquietavam. Também estudou considerável número de ciências ocultas, mitologias antigas, misticismo, yoga e os ensinamentos espiritual do Oriente. Depois de sua primeira leitura da Bhagavad-gita, julgou que havia encontrado a última peça do quebra-cabeça que vinha montando ao longo de suas pesquisas. Portanto, continuou estudando todos os textos mais importantes da sabedoria da Índia antiga a fim de obter um melhor entendimento da ciência védica.

Desejoso de entender a sabedoria indiana experimentando-a pessoalmente, em vez de realizar sua pesquisa em uma atmosfera acadêmica, Stephen ocupou-se diretamente nas disciplinas espirituais que são recomendadas nos livros sagrados. Ele continuou seus estudos acerca do conhecimento védico e suas práticas espirituais sob a orientação de um mestre espiritual, Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Svami Prabhupada.

 

Stephen viaja à Índia regularmente, ministrando palestras sobre os benefícios e glórias da tradição védica. Sua vida é dedicada à disseminação do conhecimento eterno da alma, sanatana-dharma, e dos ensinamentos védicos a fim de ajudar outros a melhor compreenderem a si mesmos e a se aproximarem mais de Deus.

Também trabalha no setor da saúde há alguns anos e tem experiência em assistir aqueles que estão partindo deste mundo. Ele também aconselha pessoas que passam por perda de amigos e parentes a fim de ajudá-las na desmistificação do processo de morte. Com suas reflexões e experiências pessoais e sua bagagem filosófica, possui as qualificações e a compreensão necessárias para prover uma visão única e edificante acerca da natural transição chamada morte e acerca de como ela pode ser abordada para o nosso benefício.

Stephen também é um dos fundadores e o presidente da Vedic Friends Association (VFA), uma organização sem fins lucrativos com o intento de reunir outros escritores, pesquisadores e professores sérios que ajudam a proteger, preservar e expandir o conhecimento e os benefícios da cultura védica.