Howard J. Resnick, Ph.D. (Hridayananda Dasa Gosvami) é um destacado divulgador do conhecimento védico no mundo, diretamente responsável pela abertura de dezenas de centros de estudo no Brasil e outros países da América do Sul.

Nasceu em 5 de novembro de 1948, em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos. Em janeiro de 1967, começou seus estudos na Universidade da Califórnia, em Berkeley, onde participou das revoluções políticas e sociais da época. No verão de 1969, passou a frequentar o centro local de estudos da Bhagavad-gita e outras obras de sabedoria da Índia antiga, juntando-se a essa filial no mesmo ano na categoria de monge estudante. No dia 8 de fevereiro de 1970, foi iniciado formalmente na tradição gaudiya-vaishnava e, quatro anos mais tarde, em 1972, fez votos de renúncia.

Em 1996, recebeu o título de doutor em Sânscrito e Estudos Indianos pela Universidade de Harvard, passando a lecionar na Graduate Theological Union, em Berkeley, Califórnia. Também foi bolsista convidado na Universidade da Califórnia, lecionou na Universidade da Flórida e palestrou em centenas de outras instituições de ensino superior ao redor do mundo. Seus artigos foram publicados pelas editoras de Harvard, da Universidade da Califórnia e da Universidade de Columbia. Durante o ano de 2009, ministrou a disciplina de Religiões da Índia como professor convidado na Universidade da Flórida.

Suas muitas palestras e entrevistas estão publicadas em variados livros, como A Meta da Vida e Razão e Divindade, da editora Sankirtana Book. Concluiu recentemente seu primeiro romance, Justin Davis, e vem trabalhando na escrita de uma trilogia baseada na história central do épico Mahabharata e em traduções de caráter acadêmico dos clássicos da literatura sânscrita. Entre suas contribuições literárias, também se destaca sua tradução do canônico Bhagavata Purana, um dos principais textos da tradição. Seu best-seller, no entanto, é o Guia Completo da Bhagavad-gita com Tradução Literal, uma obra que combina uma tradução da Bhagavad-gita diretamente do original em sânscrito com um material de estudo que sistematiza os temas da obra.

Em 2013, iniciou um projeto de grandes dimensões, denominado “Krishna West”, a fim de tornar os ensinamentos védicos o máximo inteligíveis e praticáveis para as pessoas do Ocidente.