A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada (1896-1977) é o fundador da Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna. Vindo da Índia para o Ocidente em 1966, apresentou aos ocidentais pela primeira vez os tópicos de bhakti-yoga de acordo com a tradição do mestre Sri Chaitanya Mahaprabhu.

Em 1968, inaugurou a comunidade New Vrindaban, onde implementou o conceito de “vida simples e pensamento elevado” conduzindo seus discípulos na organização de uma comunidade com cultivo de alimentos e vida centrada nos valores ensinados na literatura védica, como autocontrole, retidão, cultivo de sabedoria e devoção a Deus. Inspirados pelo sucesso de New Vrindaban, que se tornou uma florescente comunidade rural de quase mil hectares, seus estudantes, desde então, fundaram muitas comunidades similares em todo o mundo, quatro apenas no território brasileiro, nas cidades de Pindamonhangaba, Teresópolis, Paraty e Caruaru.

Em 1972, Srila Prabhupada introduziu no ocidente o sistema védico de ensino fundamental e médio ao inaugurar a escola Gurukula em Dallas, no estado norte-americano do Texas. Seguindo o mesmo modelo, seus discípulos estabeleceram escolas infantis em todo o mundo.

A contribuição mais significativa de Srila Prabhupada, no entanto, são seus livros. Altamente respeitados pela comunidade acadêmica, dada a sua autoridade, profundidade e clareza, esses livros são adotados como livros didáticos normativos em numerosos cursos universitários. Os escritos de Srila Prabhupada já foram traduzidos para mais de 70 línguas. 

Estabelecida em 1972 para publicar suas obras, a The Bhaktivedanta Book Trust (BBT) tornou-se a maior editora mundial de livros no campo da religião e da filosofia indianas. Ao longo de sua vida, Sua Divina Graça escreveu um total de mais de sessenta volumes de traduções, comentários e estudos sumários autorizados sobre os clássicos filosófico-religiosos da Índia, todos já traduzidos para a língua portuguesa.

Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

Em apenas doze anos, apesar de sua idade avançada, Srila Prabhupada viajou pelo mundo quatorze vezes, dando conferências sobre os ensinamentos da Bhagavad-gita e obras similares e ajudando seus discípulos na administração da Sociedade e no fomento de novos projetos.

Após sua partida deste mundo, em novembro de 1977, seus muitos discípulos e seguidores dão integral continuidade à sua obra.

Saiba mais

› Bhagavad-Gita como ele é

Śrī Caitanya-caritāmṛta

› Śrīmad-Bhāgavatam

Obras relacionadas